quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

USHUAIA - RUTA 40 - 12º DIA ao 25º DIA

Amigos, considerando que a moto ficou danificada e impedida de continuar a viagem, deixarei de registrar dia após dia e digitarei sequencialmente os dias seguintes ao acidente, tornando mais fácil e compreensível o desenrolar dos fatos.

Naquela terça feira, 17/01/2012, com base nas informações registradas no sistema SPOT, através do Find Me Spot, a Iracema informou ao corretor de seguros todos os dados que necessitaria para abertura do sinistro e da Assistência 24 Horas da Seguradora Allianz.

Pela manhã, após nova vistoria da moto, dei uma caminhada pela praça central daquela cidadezinha. Tudo girava em torno daquela praça, saindo dela algumas ruas com algum comércio, mas poucos.  Percebi que deveria sair dali rápido, já que não parecia haver qualquer tipo de atividade para passar as horas. 

Encontrei uma agência de turismo, com uma senhora muito gentil que me falou de algumas atrações distantes dali, que valeriam a pena visitar, quais sejam: Canion Tallampayo, Valle de la Luna e Valle Fértil.  Naquele dia já não daria tempo, pois as visitas começaram pela manhã (07h30), distando uns 60km dali.  Bem, quem sabe no dia seguinte?

Na mesma data, consegui contato com o corretor, via Skype, durante seu almoço, já que não operava o Skype no escritório, segundo me disse.  A conexão Wi Fi era péssima, caindo muitas vezes, mas conseguimos nos comunicar.

Sua informação foi de que a Allianz enviaria transporte para a moto onde ela estivesse e seria no dia seguinte mesmo (18/01/2012), já que ele havia solicitado a assistência. Eu não precisaria ir até a fronteira e teria transporte pessoal e da bagagem por conta da Allianz.  Quanta tranquilidade! Tinha valido a pena pagar  tão caro um seguro da BMW a uma empresa tão zelosa como a Allianz!

No dia 18/01/2012 não houve contato com o corretor e fiquei esperando a assistência 24 horas. Esta não chegou e nem teve uma programação informada. Consequentemente, fiquei às moscas naquele quase vilarejo, trancado no quarto de hotel, com ventilador e ar condicionado ligados sobre mim.

A Iracema havia conseguido contato com o amigo Miguel Angel, de S. S. Jujuy, informando-o do ocorrido. Ele estava programado para ir a Córdoba, onde tem uma casa de campo, para tirar alguns dias de férias com a Sílvia, sua senhora.

Ciente da situação, da pequena infra-estrutura daquela cidadezinha, ele entendeu meu sufoco e desviou-se cerca de 600km para vir com sua camionete Ranger e uma carretinha para transporte de motos, que usa para socorrer inúmeros motociclistas que se dirigem ao Atacama e outros destinos. Disse à Iracema que chegaria no dia seguinte, para pernoite e ela entendeu que seria na manhã seguinte.

A bem da verdade, aproveitei o tempo vago e busquei contatos com Miguel Angel e com Germán sobre a possibilidade de reparos suficientes para continuação da viagem.

O Germán contatou um amigo de San Juan, distante 260km de Villa Unión, que tem oficina de reparos de motos.  Pelas fotos enviadas, ele respondeu que conseguiria "arregrarla" para continuar a viagem, todavia o Miguel Angel, especialista em motos BMW, entre tantas, desaconselhou firmemente o reparo superficial da moto, diante de eventual risco de danos não percebidos, mas existentes.  Não poderia deixar de ouvir este sapiente mestre e permaneci aguardando a assistência 24 horas ou o Miguel Angel.

Miguel e Silvia chegaram a Villa Unión dia 19/01/2012, quando eu já dava sinais de insanidade... he he he...

Foi o tempo de colocarmos a moto na carreta e seguir viagem.  Deixava Villa Unión depois de 3 pernoites, muitas picadas de mosquitos e comida pouco atraente, ainda que tenha sido muito bem tratado pela equipe do pequeno hotel Palermo.



Antes de sairmos, fizemos contato com Iracema, passando-lhe o local para onde a moto seria levada em Córdoba e de onde seria recolhida pela Assistência 24 Horas da Seguradora Allianz, que até então, não dera sinal de vida.

O corretor de seguros nos informou que somente no dia 19/01/2012, três (03) dias depois da ocorrência, entrou com Aviso de Sinistro, pois informamos o local de retirada da moto, em Córdoba.  Ora bolas! O Aviso de Sinistro nada tem a ver com o local de retirada para transporte da moto. Esta informação serve de base para a Assistência 24 Horas.

O sinistro havia sido informado a ele no dia 17/01/2012, às 09h30, bem como o fato de eu estar na cidadezinha Villa Unión, de onde deveria ser retirada a moto.  Tudo bem, estes desencontros acontecem, mas prejudicam aqueles que estão aguardando providências de outros.

A camionete seguia rapida e seguramente em direção a Córdoba, distante 600km de Villa Unión. Na mesma rota ficam as entradas para o Parque Tallampaya (do Cânion), do Valle de la Luna e do Valle Fértil.






Ao passarmos pela entrada do Parque Tallampaya, o Miguel fez questão de entrar até a recepção para verificação da importância de futura visita. Valerá a pena! O lugar é fantástico, bem organizado e seguro, durando algumas horas, devendo ser iniciado pela manhã. 






Não deu para entrarmos devido o horário e nosso desejo de chegar a Córdoba no mesmo dia.  Mais adiante uns kms, as entradas do Valle de la Luna e Valle Fertil. Todos deverão ser visitados por mim no recomeço desta viagem, em futuro breve.

A noite já avançava quando chegamos à casa de campo do Miguel Angel, em Bialet Massé, vizinha de Carlos Paz, conhecido balneário de Córdoba, para onde fluem milhares de turistas aos finais de semana e férias de verão.

Estávamos cansados da viagem, mas depois do banho saímos para comer algo. Encontramos uma pizzaria aberta e nos deliciamos com uma mista. Miguel Angel e Sílvia não bebem cerveja ou qualquer outro liquido contendo álcool. Ele bebe água e ela água ou gaseosa (refrigerante). Fiquei na minha e também bebi refrigerante, embora desejasse uma cervejinha bem gelada!

Novamente, a hospedagem na casa do Miguel reduziu minha bronca com a demora na solução do sinistro, pois percebia o Miguel que eu estava visivelmente contrariado com o comportamento da Allianz e seus prepostos.





No dia seguinte, 20/01/2012, pela manhã, levamos a moto à empresa do primo do Miguel, melhor localizada para retirada e transporte da moto.





Passamos o dia inteiro nesse transporte e na solução de tarefas do Miguel, em Córdoba. À tardezinha ele buscou seu filho, nora e netinha para passarem o final de semana na chácara, em Bialet Massé.

Ao voltarmos para lá, passamos por Carlos Paz, em busca de hotel para mim, que gostaria de ficar um pouco só, para pensar em soluções à minha problemática. Incrível, não conseguimos uma única vaga em qualquer dos inúmeros hotéis que visitamos.

Para piorar a situação, ainda perdi meu nextel, com o qual já estava contatando minha empresa, meus sócios e meu corretor, facilitando toda a tramitação.

A solução foi voltarmos à chácara para deixarmos os 3 familiares e buscarmos hospedagem lá mesmo em Bialet Massé.  Qual o quê, nada conseguimos!

Voltamos tarde da noite, quase 01h00 da matina sem solução!  Decidi e, sob protestos vários da família, armei minha barraca na varanda da casa.  A filha do Miguel e ele, inseriram um colchão de ar dentro da barraca e eu dormi como um rei, em meu palácio, sem ligar para a tremenda chuva que desabou naquela noite.

Ainda em 20/01/2012, 4 dias após a comunicação do sinistro ao corretor, a Iracema me informou pelo celular do Miguel, que a Seguradora Allianz havia negado cobertura do sinistro, sob alegação de não extensão de perímetro, ou seja, eu não havia contratado o adicional de perímetro necessário para viagens cobertas aos países da América do Sul.

Caramba, eu não tinha a apólice comigo, todavia estranhava que a apólice não cobrisse tal viagem, pois sempre me preocupei que houvesse cobertura nas apólices, já que viajo bastante para nossos vizinhos. 

O corretor, depois de me informar que havia entrado com reclamação na Ouvidoria Allianz, me sugeriu que eu levasse a moto até o Brasil onde trataríamos melhor desta pendência. O Miguel chegou a aventar a hipótese de me transportar até Uruguaiana, cerca de 800km de Córdoba, o que recusei.  Teria que dar um jeito de condicionar a moto e pilotá-la até lá. O corretor dizia que no Brasil seria obrigatório o transporte pela Assistência 24 Horas.

O Miguel me levou até Córdoba, Gran Hotel Astória, na Av. Colón, onde fiquei bem acomodado, sem incomodar sua família. Com o Wi Fi na recepção pude continuar meus contatos com amigos, familiares e com o corretor.



Com a confusão armada, pedi ao Miguel que buscasse a moto na oficina do primo e a ajeitasse para meu retorno até Uruguaiana.

O Miguel havia levantado a situação de todos os itens danificados, os listara e os enviara a uma concessionária BMW de Córdoba para orçamento de peças e mão de obra.  Segundo ele, o reparo ficaria mais barato em Córdoba que no Brasil.  Assim, ele iniciou o reparo do que seria possível, habilitando-me a retornar ao Brasil. Eu informei o corretor disso.

Na 6ª feira, 20/01/2012, o corretor confirmou que a Assistência 24 Horas havia decidido buscar a moto onde estava, trazendo-a ao Brasil, via Uruguaiana. Disse-me ainda que a passagem Córdoba/S.Paulo seria providenciada pela Assistência 24 Horas Allianz.  No mesmo instante pedi ao Miguel que suspendesse seu trabalho de reparação da moto, dizendo-lhe o motivo.

No mesmo dia, perto das 18h00, recebi um aviso de que deveria preparar uma Procuração para a Allianz para transporte da moto.  Confesso que fiquei muito bravo com essa indefinição do corretor e da própria Allianz. Como eu conseguiria uma Procuração autenticada por cartório àquela hora? Acabei ficando mais um final de semana em Córdoba à espera que na 2ª feira conseguisse a tal Procuração.

Para efeito de obtenção de novo rádio Nextel (havia perdido o meu), precisei de um Boletim de Ocorrência na polícia local. Na 2ª feira, dia 23/01, fui a uma Delegacia permanecendo 7 horas para conseguir um BO com 13 linhas, que levou somente 15 minutos para ser feito!  Coisas que não entendemos, férias forenses em janeiro, mês de afluxo de turistas e pleno verão.

Obtive a Procuração no dia 24/01/2012, à tarde, depois de muita confusão para pegar um ônibus que me levasse a Bialet Massé, via Carlos Paz, na tarde de 25/01/2012, entreguei-a ao Miguel para que passasse às mãos do transportador argentino.  Este a entregaria ao transportador brasileiro na cidade Paso de los Libres/Uruguaiana. Entreguei também as chaves de ignição e das maletas traseiras, permitindo eventuais fiscalizações pela polícia durante o trajeto, além do documento da moto.

Para diminuir minha tensão com tanta indefinição, preferi seguir a Bs Aires, comprando minha passagem na Austral. Tentei chegar ao aeroporto mas já era tarde. Decidi deixar para o dia seguinte.

A Iracema conseguiu agendar a passagem para o dia 26/01/2012, às 08h45.  Eu já havia reservado o Hotel Sales, em Bs Aires, próximo ao Obelisco, onde fiquei até dia 30/01/2012, quando peguei o avião da Gol, retornando ao Brasil, com custos pela Allianz.

Minha moto já havia chegado à minha casa e ainda espera minhas decisões de reparo.

Hoje, 31/01/2012, relendo a apólice em todas suas cláusulas, percebi o seguinte:

1. Assistência 24 Horas independe do Aviso de Sinistro!

2. Assistência 24 Horas atende todo o Mercosul, independentemente da cobertura estar ou não com ampliação de perímetro! Por que tanta indefinição sobre a busca da moto em Villa Unión e Córdoba?

3. Minha apólice exige extensão de perímetro e eu não a havia solicitado, nem pago a diferença. Havia confiado que ela atendesse tal perímetro, uma vez que o seguro foi feito especialmente para esta viagem, tal qual a compra desta moto!

4. A partir de 05/2012 todas as seguradoras são obrigadas a atender o perímetro do Mercosul para sinistros e assistência 24 Horas.  Minha apólice iniciou em 02/02/2011! Se houvesse algum comunicado da Allianz sobre as alterações das apólices, certamente eu a teria atualizado!

5. Ao solicitar a Carta Verde ao meu corretor, que não a emitiu, tendo-a obtido por outra corretora com contratação da HDI, poderia ter sido avisado por ele que eu não teria cobertura durante a viagem. Ele ainda insiste que me avisou disso, mas ...

6. Em 31/01/2012, enviei à Ouvidoria da Allianz, uma reclamação sobre a demora no atendimento da Assistência 24 Horas e sobre a minha obrigação de esperar o transporte para assinatura do relatório de avarias a ser elaborado pelo condutor do 1º veículo. Certamente, houve desencontro de informações e orientações entre o corretor e a agência da Allianz em São Paulo, com as quais acabei sendo prejudicado, tendo que assumir os custos dos reparos (por desinformação/esquecimento) e a permanência por vários dias à espera do transporte. Teria ficado maluquinho se esperasse em Villa Unión, desde 16/01/2012 até 26/01/2012, quando foram buscá-la.  Sábia decisão a de seguir para Córdoba onde o conforto foi maior.

Espero que a Ouvidoria Allianz, pelo menos, consiga o ressarcimento do transporte de Villa Unión até Córdoba e que assuma parte dos custos dos reparos a serem feitos na minha moto.  Quem sabe, entendam que são responsáveis como polo passivo nesta problemática toda e não se atenham unicamente ao quesito: Extensão de Perímetro. Tenho esperança que o bom senso supere a tecnocracia burocrática.

Enfim, parte do sufoco foi solucionado com a transferência da moto.  Agora preciso conseguir repará-la com qualidade e a menor custo que uma concessionária.  Afinal, em 11 ou 12/2012 deverei recomeçar esta viagem onde parei.

Córdoba até Patquia, visitando o Parque Tallampaya e continuando minha viagem até Ushuaia, pela Ruta 40!

Até lá!

Muito grato a todos vocês e fiquem com Deus!

Um comentário:

Vanderlei Venceslau Faria disse...

Grande Mecca, tenho acompanhado seu blog, e fiquei vário dias sem visita-lo, e o fiz hoje, e tomei conhecimento do relato que vc postou hj. Uma pena o ocorrido, mas o mais importante, é que vc esta em Sampa entr nós, e depois vc retoma o final de sua aventura. Fraternais abraços.
Vanderlei V.Faria