quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PRÉVIAS PARA USHUAIA.3 - RA

Caroa amigos bloguistas,

Hoje busquei minha R1150GS na DROP Bikes & Bikers - mecânica de motos (http://www.dropbikes.com.br/) , tocada pelo jovem e experiente Leandro, sócio e filho do Miguel Panadés, muito conhecido na roda de motociclistas. Segundo o Bola, mecânico muito safo que cuidou dela, ela está supimpa, com GPS instalado, pneus Michelin novos, com tudo em cima, pronta para a jornada a Ushuaia - RA.

Ouvindo os conselhos do experiente motociclista Márcio, que fez em 2010 um roteiro parecido com o que pretendo fazer, instalarei os alforges (bauletos) laterais, baixando o centro de gravidade da moto, considerando os fortes ventos existentes na Ruta 40, que poderiam desestabilizá-la muito caso levasse somente o top case. O mano Márcio fez uma gentileza me enviando muitas dicas e uma relação de itens que ele considerou necessários em sua viagem. Aqui eu agradeço sua bondade e consideração, enviando-lhe meu fraternal abraço.

Como o Márcio, tenho tido a assessoria de 2 brothers argentinos, o German (Tucumán) e Miguel Angel (S.S. Jujuy) e que visitarei nos primeiros dias da viagem. Eles me ajudarão na escolha final do roteiro que pretendo fazer pela Ruta 40 (RA) e Carretera Austral (Chile), uma vez que minha intenção é "passear, fazendo turismo" como sempre.

Por um mapa antigo da América do Sul, consegui inserir o roteiro inicial, que deverá ser melhorado com as assessorias acima. Todos sabem que a intenção, desejo e sonho de um motociclista nem sempre é o realizado, por variantes imponderáveis, todavia, se o Criador dos Mundos me permitir e ajudar, seguirei (+/-) o roteiro abaixo.  Minha Carta Verde está prevista para até 40 dias, podendo ser mais ou menos.



Não sou perito em postagem de imagens, mas o traçado vermelho para baixo significa a Ruta 40 (na Argentina), Carretera Austral (Chile) e para cima significa a Ruta 03 (na Argentina), a mais usada pelos motociclistas que viajam para Ushuaia. O traçado azul representa os limites fronteiriços da Argentina.  A Ruta 03 tem sequência em trecho do Chile com 150km de rípio, aproximadamente. As informações chegadas dizem que dos 5.140km da Ruta 40, cerca de 50% são em rípio, mesclados com trechos asfaltados próximos às cidades de maior turismo.

Hoje testei uma camerazinha, vendida no Mercado Livre (mini DV), que comprei por R$ 109,00 + frete e que é um baratinho. De um jeito ou de outro, ela tem a intenção de parecer, ainda que longe, com a excelente câmera GO-PRO, especificada para gravação de vídeo em bicicletas, motocicletas, pranchas de surf, paraquedismo etc e tal. Os testes de hoje resumiram-se a gravações indoor, pois outdoor farei nos próximos dias. Minha intenção é fixá-la no guidão para filmar até 8GB ou 150 minutos. Depois descarregarei no netbook, lançando parte do vídeo neste blog.  Vamos ver como se comporta.

Bem, por hoje é só. Fiquem com Deus!



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PRÉVIAS PARA USHUAIA.2 - RA

Caros amigos, boa tarde!

Esta semana que antecede o Natal tem sido cheia de atividades pré-viagem, todavia entremeadas com minhas obrigações profissionais na Segbras Sistemas de Segurança.

1. Moto e revisão prévia
=> Levei minha BMW para uma última revisão na oficina do Miguel Panadés, que fica no Morumbi (DROP), tocada pelo seu filho do meio, Leandro, jovem, mas com excelente conhecimento técnico.

Além da troca de óleo e do pneu dianteiro, será dado um passe no disco de freio traseiro, instalado o GPS Garmin Zumo 660 e testada a moto no test drive da oficina.  Ela precisará muito do acerto final para me garantir que, tecnicamente, ela está preparada para uma viagem que beirará os 15.000km.

2. Roteiro e programação
Recebi o mapa da Argentina que comprei na Saraiva. Datado de 2009, certamente está desatualizado, mas para um velha guarda como eu, nada melhor.  Agora estou visualizando a rota que gostaria de seguir, para cortar algo depois, diante do tempo de viagem.

Conversei por email com meu amigo German, de Tucuman - RA, recém chegado de viagem Ushuaia-Alasca-Tucuman, com sua esposa e companheira Claudia. Sugeriu a Ruta 40 desde o norte até Bariloche, atravessando os Andes até Osorno, indo a Puerto Montt. Pegar a Carretara Austral e reentrando na Argentina pelo pueblo Perito Moreno e Ruta 40. Segundo ele, a Carretera Austral é toda de rípio, porém firme, com paisagens lindíssimas.

Em conversa por email com outro amigo, Miguel Angel Liendo, de S. S. Jujuy - RA, outro aventureiro sobre Duas Rodas, conhecedor das rotas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, o que me recomendaria quanto à Ruta 40.  Estou aguardando seu retorno.

Confesso que não tenho a menor idéia de qual roteiro seguirei até agora. Como dizem os antigões, irei para onde o vento soprar, mas não poderá ser tão distante que perca meu emprego de sócio... he he he...

3. PID - Permissão Internacional para Dirigir
Estive no Detran-SP para solicitar outra PID, uma vez que as duas anteriores já estão vencidas. Eu a pegarei dia 27/12/2011. Ela será, possivelmente, solicitada no Chile e quase nunca na Argentina, Paraguai e Uruguai.

4. Carta Verde
Esta espécie de seguro internacional já foi solicitada à Fontel Seguros, dos amigos Kátia e Barão, que me entregarão em breve. Esta Carta Verde já é mais solicitada nos países do Mercosul e sua falta poderá trazer consequências como multas, atrasos etc.

5. Jaleco de sobrepor
Putz, soube ontem que na Argentina, qualquer motociclista deverá usar esta espécie de jaleco de verão, chamativo, com cores esverdeadas, como proteção. Seu não uso poderá acarretar 100,00 pesos argentinos de multa, enquanto um jaléco custará nos postos de combustível 40,00 pesos. Precisarei comprar um logo que cruzar a fronteira...

Certamente, na Argentina, não poderei envergar meu querido brasão (patch) do Monte Cristo MC, de Sampa, pois seria encoberto pelo jaléco. Antes e depois, o usarei, por supuesto!

6. Diversos 
Estou amontoando ferramentas, primeiros socorros e outros acessórios que precisarei levar para separá-los ao final. Não poderei carregar tudo comigo, pois não levarei os bauletos laterais.  Optei por ir com o bauleto central (traseiro) e uma bolsa no banco da garupa. Esta servirá como encosto de coluna, sacaram?

Pensei em levar, sem decisão ainda, uma pequena barraca de camping para eventualidades, como pernoites em Mte Fitz Roy, Glacial Perito Moreno e Torres del Paine, se é que conseguirei chegar até lá.

Vocês podem até estranhar, como assim?

São incontáveis as frustrações de motociclistas que se prepararam por meses a fio diante de dificuldades incontornáveis, como acidentes, avarias de motos, problemas de saúde e até de grana.

Os caminhos que penso trilhar não são tão fáceis como a ida a Puerto Montt ou mesmo a MachuPicchu, as mais recentes que fiz com minha querida Enterprise Suzuki LC1500.  Desta vez, trilharei por muito rípio e não tenho experiência nesse piso.

A Ruta 40 sobe e desce as encostas dos Andes, com curvas e mais curvas. Toda atenção será necessária e a tensão aumentará a cada dia. Espero superar tudo isto com minha vontade já testada, determinação comprovada e sorte recebida, entretanto a definição ficará por conta do Criador dos Mundos que, acredito, estará na minha garupa ou eu na dele.

Bem, por hoje é só!  Fizemos uma pequena reunião festiva com os sócios e colaboradores da Segbras, onde a alegria imperou numa demonstração de felicidade e satisfação pessoal de todos. Esta é a minha equipe, com a qual conto sempre quando dou minhas perdidas por este mundão. É motivo de meu orgulho e de minha segurança, já que todos são competentes e comprometidos com os ideais da Segbras, quiçá a única empresa na vida profissional de todos.

Fiquem com Deus!
R. Mecca

sábado, 3 de dezembro de 2011

PRÉVIAS PARA USHUAIA.1 - AR.

Amigos, boa noite!

Hoje, 03/12/2011, passei toda a manhã na região da boca das motos, em Sampa. Pesquisei preços para compra de conjunto de cordura, 2ª pele inverno e bauletos laterais de alumínio para equipar minha BMW R1150GS 2004. Na 2ª feira, entrarei na contagem regressiva de minha viagem solo a Ushuaia-AR, saindo de SP dia 05/01/2012, após recuperação dos arroubos do Natal e Reveillon.

Meu sobrinho, Ricardo, que mora em Rio das Ostras-RJ, pretendia ir comigo nessa viagem estimada entre 25 e 30 dias, todavia sua empresa suspendeu suas férias para cobertura das chefias que sairão. Embora lamente sua desistência involuntária, farei o que faço melhor, pilotar solo, sem preocupações com horários, paradas, restaurantes, hotéis e alterações de rotas.

Comprei o conjunto de cordura IXON, cuja jaqueta vem com 2 forros, impermeável e outro de aquecimento, ambos destacáveis, conforme o clima. A 2ª pele composta por camiseta e calça é para uso no frio, caso seja necessária após Rio Gallegos, onde o frio e vento deverão começar. Adquiri ambos na Skyna X, dos mesmos sócios da X Brasil, Carlinhos e Pedro, muito bem atendido pelo Tiago (japones) e Lobinho. Quanto aos bauletos de alumínio e suportes, provavelmente comprarei os de fabricação Roncar, segundo sei de ótima qualidade.

Confesso que sou do tempo em que um velho mapa, quase sempre desatualizado, servia de orientação para tais viagens. Bastava o rumo, a estrada principal e o resto sempre vinha no bate papo com frentistas, outros motociclistas, donos de restaurantes etc.  Acontece que, precisando me modernizar um pouco, comprei um GPS Garmin Zumo 660 e um SPOT (localizador) para usar nessa viagem que se aproxima. Ainda não "brinquei" com nenhum dos dois, mas sei que preciso instalar o GPS e inserir mapas atualizados, caso contrário não me adiantará nada.

Minha ida será pela Ruta 40, pegando-a em S. S. Jujuy, cidade do meu amigo Miguel Angel ou de Salta e retorno pela Ruta 3. Esta opção decorre do desejo de conhecer bem a Ruta 40 e tudo o que ela possibilita de turismo, com seus parques nacionais, lagos andinos etc, demandando mais tempo pelo percurso mais longo.

Depois de 15 dias viajando, inicia o período que chamo "síndrome do retorno", no qual a maioria dos motociclistas sucumbe, batendo o desejo de retornar o mais rápido possível, sob as mais diversas alegações.  Para que eu não prejudique meus ideais desta viagem, seguirei tranquilamente pela Ruta 40 e, embora não creia que ocorrerá, se tiver que retornar como uma bala para o Brasil, que seja por uma estrada que já conheço o suficiente, Ruta 3.

Sempre que planejo uma viagem de algumas semanas, não coloco o destino final como um objetivo a ser alcançado a qualquer custo, ou seja, em desabalada carreira, na ida e na volta. Sempre faço viagens de tal maneira que, mesmo retornando, continuo seguindo em frente, isto é, a ida por uma estrada e o retorno por outra, das quais extraio o máximo de informações, fotos e vídeos. Assim, eu jamais iria a Ushuaia pela Ruta 3, voltando pela mesma, entendem?

Acompanhei as viagens do German Guntern, amigo de Tucuman-AR, que seguiu de Ushuaia ao Alasca e vice versa, numa BMW 1200GS, tendo como garupa sua esposa Claudia. Viagem fantástica!

Ainda hoje, li novos relatos de outro amigo Sinomar, que saiu de Morrinhos-GO seguindo para o Alasca com sua esposa na garupa, pilotando uma Shadow 750. O Sidomar é daqueles pilotos que nasceram para pilotar motos e desbravar o mundo inteiro sobre uma delas. Pode se dizer que é piloto recente, tendo adquirido sua 1ª moto há menos de 4 anos, mas rodou milhares e milhares de quilometros, por estradas que os levaram aos extremos do sul ao norte das Américas.

Estes irmãos das Duas Rodas são verdadeiros ícones que motivam qualquer um de nós a sair da rotina de um motoclube, do bar semanal, dos B&V de finais de semana e dos manjados eventos motociclisticos municipais. Eu sempre viajo em seus blogs, em suas mensagens e, principalmente, em suas imagens, que falam mais que mil palavras.  A eles os meus cumprimentos!

Por hoje é só.  Continuarei nessa minha contagem regressiva, sentindo crescer aquele frio na barriga tão típico às vésperas de uma grande viagem. Fiquem com Deus!