sábado, 3 de dezembro de 2011

PRÉVIAS PARA USHUAIA.1 - AR.

Amigos, boa noite!

Hoje, 03/12/2011, passei toda a manhã na região da boca das motos, em Sampa. Pesquisei preços para compra de conjunto de cordura, 2ª pele inverno e bauletos laterais de alumínio para equipar minha BMW R1150GS 2004. Na 2ª feira, entrarei na contagem regressiva de minha viagem solo a Ushuaia-AR, saindo de SP dia 05/01/2012, após recuperação dos arroubos do Natal e Reveillon.

Meu sobrinho, Ricardo, que mora em Rio das Ostras-RJ, pretendia ir comigo nessa viagem estimada entre 25 e 30 dias, todavia sua empresa suspendeu suas férias para cobertura das chefias que sairão. Embora lamente sua desistência involuntária, farei o que faço melhor, pilotar solo, sem preocupações com horários, paradas, restaurantes, hotéis e alterações de rotas.

Comprei o conjunto de cordura IXON, cuja jaqueta vem com 2 forros, impermeável e outro de aquecimento, ambos destacáveis, conforme o clima. A 2ª pele composta por camiseta e calça é para uso no frio, caso seja necessária após Rio Gallegos, onde o frio e vento deverão começar. Adquiri ambos na Skyna X, dos mesmos sócios da X Brasil, Carlinhos e Pedro, muito bem atendido pelo Tiago (japones) e Lobinho. Quanto aos bauletos de alumínio e suportes, provavelmente comprarei os de fabricação Roncar, segundo sei de ótima qualidade.

Confesso que sou do tempo em que um velho mapa, quase sempre desatualizado, servia de orientação para tais viagens. Bastava o rumo, a estrada principal e o resto sempre vinha no bate papo com frentistas, outros motociclistas, donos de restaurantes etc.  Acontece que, precisando me modernizar um pouco, comprei um GPS Garmin Zumo 660 e um SPOT (localizador) para usar nessa viagem que se aproxima. Ainda não "brinquei" com nenhum dos dois, mas sei que preciso instalar o GPS e inserir mapas atualizados, caso contrário não me adiantará nada.

Minha ida será pela Ruta 40, pegando-a em S. S. Jujuy, cidade do meu amigo Miguel Angel ou de Salta e retorno pela Ruta 3. Esta opção decorre do desejo de conhecer bem a Ruta 40 e tudo o que ela possibilita de turismo, com seus parques nacionais, lagos andinos etc, demandando mais tempo pelo percurso mais longo.

Depois de 15 dias viajando, inicia o período que chamo "síndrome do retorno", no qual a maioria dos motociclistas sucumbe, batendo o desejo de retornar o mais rápido possível, sob as mais diversas alegações.  Para que eu não prejudique meus ideais desta viagem, seguirei tranquilamente pela Ruta 40 e, embora não creia que ocorrerá, se tiver que retornar como uma bala para o Brasil, que seja por uma estrada que já conheço o suficiente, Ruta 3.

Sempre que planejo uma viagem de algumas semanas, não coloco o destino final como um objetivo a ser alcançado a qualquer custo, ou seja, em desabalada carreira, na ida e na volta. Sempre faço viagens de tal maneira que, mesmo retornando, continuo seguindo em frente, isto é, a ida por uma estrada e o retorno por outra, das quais extraio o máximo de informações, fotos e vídeos. Assim, eu jamais iria a Ushuaia pela Ruta 3, voltando pela mesma, entendem?

Acompanhei as viagens do German Guntern, amigo de Tucuman-AR, que seguiu de Ushuaia ao Alasca e vice versa, numa BMW 1200GS, tendo como garupa sua esposa Claudia. Viagem fantástica!

Ainda hoje, li novos relatos de outro amigo Sinomar, que saiu de Morrinhos-GO seguindo para o Alasca com sua esposa na garupa, pilotando uma Shadow 750. O Sidomar é daqueles pilotos que nasceram para pilotar motos e desbravar o mundo inteiro sobre uma delas. Pode se dizer que é piloto recente, tendo adquirido sua 1ª moto há menos de 4 anos, mas rodou milhares e milhares de quilometros, por estradas que os levaram aos extremos do sul ao norte das Américas.

Estes irmãos das Duas Rodas são verdadeiros ícones que motivam qualquer um de nós a sair da rotina de um motoclube, do bar semanal, dos B&V de finais de semana e dos manjados eventos motociclisticos municipais. Eu sempre viajo em seus blogs, em suas mensagens e, principalmente, em suas imagens, que falam mais que mil palavras.  A eles os meus cumprimentos!

Por hoje é só.  Continuarei nessa minha contagem regressiva, sentindo crescer aquele frio na barriga tão típico às vésperas de uma grande viagem. Fiquem com Deus!






Nenhum comentário: