quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Meccao em Asunción

Caros amigos, boa noite!

Hoje, 27/11, estamos em Assunção -Paraguai. Chegamos às 19h00, vindos de Foz. Só conseguimos deixar Foz por volta das 12h00, já que o Atiê decidiu trocar um pneu da frente da moto dele. Acabei nao comprando uma câmera digital que filma e fotografa, com HD etc e tal. Meu cartao nao passou e nao teve jeito. Preciso saber do Itaú por que isso ocorreu.

O sol está de torrar. Rodamos quase 400km hoje e parece que motocamos mais de mil, embora as pistas estejam com ótima qualidade! Bebemos uns 4 litros de água nesse trecho. Chegando a Assuncao, nao tinhamos hotel reservado e saímos à procura. Estamos hospedados no Hotel Preciato, na Calle Axara nr 840 com Tacuary, tel: 447661 7 453937.

Infelizmente nao estamos conseguindo os telefones dos nossos hermanos de Assunção, embora tenhamos procurado via Internet e na lista telefonica do hotel. Esqueci de anotar os telefones deles e nao consegui que o Mazzo me enviasse via email. Como vamos partir amanha cedo, nao será desta vez que os encontraremos. Acreditem que estou triste por isso. Quem sabe numa outra oportunidade.

Ontem, pela manha, levamos as motos para troca de oleo e filtro, trocamos reais por dolares e pesos paraguaios e buscamos alguém que fizesse a carta verde do Atiê. As informacoes eram as mais desencontradas e, como eu havia feito em 2006 com o HSBC, fomos lá e conseguimos por R$ 46,00. Maior moleza!

Pouco antes das 12h00, pegamos um taxi R$ 15,00 que nos levou até o inicio da ponte. Lá pegamos cada um um moto taxi que nos levou até o outro lado. É incrivel como esses motoboys paraguaios e brasileiros atravessam a ponte em um circuito digno de teste do Detran, isto é, muito mais dificil e com carona. Quem conhece o Atiê, sabe do seu tamanho e peso, deve imaginar o malabarismo que o motoboy fez para andar naquele quase labirinto, cheio de quebra molas!!

Andamos pelas lojas e percebemos que os preços nao sao mais tao diferentes de Sampa para muitos artigos.
Encontrei uma digital que filma e fotografa JVC 330 com HD 30 GB com preco de US$ 430 a 380. Entramos numa loja e um garotao falador, de nome Wassim (libanes) nos ofereceu por US$ 280,00 (US$ 100,00 a menos!!!!). Puro golpe que eu já havia vivido há 1 ano, com notebook.

Na verdade, o cara oferece com preço bem mais baixo mas não tem intenção de vender aquele produto, apresentando e forçando a compra de outros modelos mais caros e "mais completos".

Eu fiquei dando corda ao cara e perguntando algumas coisas sobre os novos produtos. O Atiê logo percebeu o 171 do garotão e comecou a botar areia no papo dele.

Depois do garotao gastar o verbo, por sugestão do Atie, decidi comprar o modelo que procurava e que ele nao queria vender pelo preco oferecido. Ele buscou encrencar com o Atie para que fossemos embora, mas eu fiquei firme e o Atie também. Ele esgotou o estoque de tentativas e "mandou buscar" o equipamento. Claro que era lorota ao celular e nao pediu nada a ninguém. O Atiê quis apertar o carinha e disse que compraríamos aquela peça mesmo.

Muito sem graça, o garotao colocou a bateria e disse que nao estava boa, que era só mostruário etc e tal.
Bem, toda essa explanação é para que ninguém caia nesse papo babaca de libanes metido a esperto, que só quer levar vantagem, nao se preocupando com o retorno nem com o prestigio do negócio. Sei que eles retiram componentes dos produtos (baterias, cabos, memórias etc), daí é importante testarem tudo antes e observar que colocaram tudo dentro de novo.

O povo paraguaio é como o brasileiro, muito bom e gentil. Os libaneses têm a grana, as lojas e os paraguaios sao os vendedores. Quando sao eles que vendem os produtos, tudo bem, mas quando o dono da loja vem conversar, saiam de baixo.

Bem, até aqui as motos estao bem, porém a minha tem sofrido com a gasolina, pois a carburacao é muito sensível e, às vezes, pipoca muito em baixa rotacao. Espero que nao aconteca nada diferente na subida dos Andes, pois lá, creio, ela ficará melhor, pois a mistura dela está muito pobre.

Well, ahora voy cenar una pizza delivery com o Atiê. O Atie está acabando com o uísque Chivas Regal 18 anos que comprou em Ciudad del Leste. Está insistindo que eu beba com ele para que nao se sinta culpado pelo esvaziamento... he he he....

Este hotel é muito bom e as pessoas são muito atenciosas. Pena que temos de seguir viagem amanhã cedo. Até mais e grande abraço a todos.

obs: Meu Nextel nao funciona em lugar nenhum e o celular Claro está com a bateria pifada... Precisarei usar o locutório, eu digitei locutório, ok? Esse é o nome da telefonica para interurbanos... Assim, quem espera que eu ligue, dê um desconto, ok? Pode mandar notícias pelo email que eu acesso sempre via terra mail. Abração!