quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PRÉVIAS PARA USHUAIA.2 - RA

Caros amigos, boa tarde!

Esta semana que antecede o Natal tem sido cheia de atividades pré-viagem, todavia entremeadas com minhas obrigações profissionais na Segbras Sistemas de Segurança.

1. Moto e revisão prévia
=> Levei minha BMW para uma última revisão na oficina do Miguel Panadés, que fica no Morumbi (DROP), tocada pelo seu filho do meio, Leandro, jovem, mas com excelente conhecimento técnico.

Além da troca de óleo e do pneu dianteiro, será dado um passe no disco de freio traseiro, instalado o GPS Garmin Zumo 660 e testada a moto no test drive da oficina.  Ela precisará muito do acerto final para me garantir que, tecnicamente, ela está preparada para uma viagem que beirará os 15.000km.

2. Roteiro e programação
Recebi o mapa da Argentina que comprei na Saraiva. Datado de 2009, certamente está desatualizado, mas para um velha guarda como eu, nada melhor.  Agora estou visualizando a rota que gostaria de seguir, para cortar algo depois, diante do tempo de viagem.

Conversei por email com meu amigo German, de Tucuman - RA, recém chegado de viagem Ushuaia-Alasca-Tucuman, com sua esposa e companheira Claudia. Sugeriu a Ruta 40 desde o norte até Bariloche, atravessando os Andes até Osorno, indo a Puerto Montt. Pegar a Carretara Austral e reentrando na Argentina pelo pueblo Perito Moreno e Ruta 40. Segundo ele, a Carretera Austral é toda de rípio, porém firme, com paisagens lindíssimas.

Em conversa por email com outro amigo, Miguel Angel Liendo, de S. S. Jujuy - RA, outro aventureiro sobre Duas Rodas, conhecedor das rotas da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, o que me recomendaria quanto à Ruta 40.  Estou aguardando seu retorno.

Confesso que não tenho a menor idéia de qual roteiro seguirei até agora. Como dizem os antigões, irei para onde o vento soprar, mas não poderá ser tão distante que perca meu emprego de sócio... he he he...

3. PID - Permissão Internacional para Dirigir
Estive no Detran-SP para solicitar outra PID, uma vez que as duas anteriores já estão vencidas. Eu a pegarei dia 27/12/2011. Ela será, possivelmente, solicitada no Chile e quase nunca na Argentina, Paraguai e Uruguai.

4. Carta Verde
Esta espécie de seguro internacional já foi solicitada à Fontel Seguros, dos amigos Kátia e Barão, que me entregarão em breve. Esta Carta Verde já é mais solicitada nos países do Mercosul e sua falta poderá trazer consequências como multas, atrasos etc.

5. Jaleco de sobrepor
Putz, soube ontem que na Argentina, qualquer motociclista deverá usar esta espécie de jaleco de verão, chamativo, com cores esverdeadas, como proteção. Seu não uso poderá acarretar 100,00 pesos argentinos de multa, enquanto um jaléco custará nos postos de combustível 40,00 pesos. Precisarei comprar um logo que cruzar a fronteira...

Certamente, na Argentina, não poderei envergar meu querido brasão (patch) do Monte Cristo MC, de Sampa, pois seria encoberto pelo jaléco. Antes e depois, o usarei, por supuesto!

6. Diversos 
Estou amontoando ferramentas, primeiros socorros e outros acessórios que precisarei levar para separá-los ao final. Não poderei carregar tudo comigo, pois não levarei os bauletos laterais.  Optei por ir com o bauleto central (traseiro) e uma bolsa no banco da garupa. Esta servirá como encosto de coluna, sacaram?

Pensei em levar, sem decisão ainda, uma pequena barraca de camping para eventualidades, como pernoites em Mte Fitz Roy, Glacial Perito Moreno e Torres del Paine, se é que conseguirei chegar até lá.

Vocês podem até estranhar, como assim?

São incontáveis as frustrações de motociclistas que se prepararam por meses a fio diante de dificuldades incontornáveis, como acidentes, avarias de motos, problemas de saúde e até de grana.

Os caminhos que penso trilhar não são tão fáceis como a ida a Puerto Montt ou mesmo a MachuPicchu, as mais recentes que fiz com minha querida Enterprise Suzuki LC1500.  Desta vez, trilharei por muito rípio e não tenho experiência nesse piso.

A Ruta 40 sobe e desce as encostas dos Andes, com curvas e mais curvas. Toda atenção será necessária e a tensão aumentará a cada dia. Espero superar tudo isto com minha vontade já testada, determinação comprovada e sorte recebida, entretanto a definição ficará por conta do Criador dos Mundos que, acredito, estará na minha garupa ou eu na dele.

Bem, por hoje é só!  Fizemos uma pequena reunião festiva com os sócios e colaboradores da Segbras, onde a alegria imperou numa demonstração de felicidade e satisfação pessoal de todos. Esta é a minha equipe, com a qual conto sempre quando dou minhas perdidas por este mundão. É motivo de meu orgulho e de minha segurança, já que todos são competentes e comprometidos com os ideais da Segbras, quiçá a única empresa na vida profissional de todos.

Fiquem com Deus!
R. Mecca

2 comentários:

Piréx disse...

Boa viagem, Mecca... Vá e volte em segurança. Grande abraço!

R. Mecca disse...

Grande Piréx, muito grato! Tomarei todos os cuidados. Afinal, preciso chegar inteiro para contar minhas lorotas, né mesmo? he he he...
Grande abraço e Feliz Natal para vc e família.