sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mecca em Villa Tunari - Bolívia

Pessoal, boa noite! Aqui 20h31, logo 22h31 em Sampa.
Estamos a meio caminho de Cochabamba a Santa Cruz de La Sierra.

Hoje, pela manha, ainda em Cochabamba, precisamos buscar abastecimento na cidade. Com a gasolina escassa, vários postos estavam fechados. Encontramos um e entramos "na fila"! Imaginem, eu e o Atiê paramentados de motociclistas cautelosos, um sol quente, de arder, numa fila para encher os tanques e os galões de 4l cada. Minha leal Suzuki LC1500 rateava, mas eu estava disposto a seguir assim mesmo.

Ao entrarmos na pista, tentando "destravar a carburação", sem resultado, confirmei que minha moto estava pior que ontem e que nao conseguiria rodar naquele jeito. Entre constrangido e x&%¿%$· ao mesmo tempo, disse ao Atiê que seguisse para Santa Cruz e eu ficaria em Cochabamba para reparar a moto, de novo! Ele decidiu ficar comigo.

Como tínhamos motocado uns 30km depois da cidade, num vilarejo de nome Sacaba, encontramos um mecânico que "mexe com moto". Não há como dizer diferente já que eles conhecem, muito bem, as motos até 150CC, incluindo as cross, que são muitas. Não há como comparar o grau de dificuldade ao lidar com uma LC1500.

O mecânico Edegar e seu filho Edegarito fizeram o que podia ser feito: Desmontaram o carburador, limparam os giclês e demais componentes internos, fechou entrada de ar (disse que entrava muito, comprometendo o desempenho), limparam as velas (negras pela queima de mistura rica) e remontaram.

Um teste feito por mim de uns 10 min, na estrada, mostrou que a moto estava boa (igual ao teste de La Paz...). Paguei 150 bolivianos (cerca de US$ 23,00) e lá fomos nós para a estrada.

Após uns 15 minutos na pista, a moto comecou a ratear e bateu a maior bronca! Vou assim mesmo! Nao volto nem a pau! E lá fomos nós.

Saindo daquela região, subimos uma serra, chegando aos 4.200m. De repente, qual passe de mágica, a moto deixou de pipocar, ratear e funcionou como uma Enterprise de verdade. Seu motor ficou maravilhoso! Concluí que essa moto será apelidade de LC1500 Inca, ou seja, só funciona bem nas alturas... he he he....

Terminada a jornada nas alturas, fomos baixando para próximo ao nível do mar ( 150m aprox.). A estrada, sugerida por alguns bolivianos, foi a Ruta 4, que sai de Cochabamba e vai até Santa Cruz. É a mais usada pelos caminhoneiros, logo deve ser a mais curta.

Até o início da baixada na serra, a pista estava ótima e minha moto também. Ao comecarmos a descer, após uma curva, a pista perdeu seu asfalto e ficou no barro e pedras, por uns 200m. Um perigo para deslizarmos, furarmos um pneu etc. Equilibrei-me bem com todos os 350kg e reduzi a velocidade a 10 km/h. Aquela serra tem inúmeros desbarrancamentos, causados por "instabilidade geológica", quase todos reparados com pedras roliças, implantadas, uma por uma, pelos operários. Fica até bonito, todavia não para motos. Até a DR800 do Atiê corria riscos, imaginem a minha, custom!

Para piorar, sobreveio uma neblina de arrepiar, durante cerca de 45 min, onde andávamos a 20 km/h. Entramos num túnel com pouca iluminacao e a partir da metade dele, NENHUMA iluminação. Foi uma pilotagem às cegas!!! Putz, que sufoco!

Achávamos que o pior havia passado, entretanto não esperávamos a chuva torrencial que caiu sobre nós, sem tempo de colocar roupa de chuva. Agora imaginem, 2 caras motocando por uma estrada asfaltada que a cada 1,5km estava destruída, com reparos de 50 a 100m em pedra arredondada, molhadas pela chuva constante, com o visor do capacete embaçado e molhado, cuidando para não derrapar, nem furar um dos pneus, à velocidade de 10 a 20 km/h, enquanto os caminhões passavam rentes ao nosso lado. Definitivamente, foi um teste para nossa qualidade como pilotos, para nossa determinação como homens e para testar nossa fé, já que nossos Anjos da Guarda tiveram muito trabalho nesse dia!

Como havíamos deixado Cochabamba e o vilarejo por volta das 13h00, rodamos somente 200km até às 16h30. O Atiê detesta pilotar à noite, ainda mais quando a estrada é tão ruim como essa. Chegamos à Villa Tunari, um lugar aprazível, com hotéis bons, restaurantes mais ou menos, com bolivianos muito gentis e amistosos, aliás, como desde que na Bolívia chegamos.

Enfim, há 2 rutas com mesma origem e destino: Ruta 4, onde estamos e a Ruta 7, que desconhecemos sua qualidade. Uma coisa é certa, caso queiram motocar pela 4, não venham com custom, usem preferencialmente uma big trail. Ah! que seja injetada eletronicamente... he he he....

Chegamos à Villa Tunari na reserva dos tanques, tendo o Atiê inclusive usado seu galao. Há 2 postos nessa cidadezinha, ambos com filas quilométricas de carros esperando para abastecer. Percebi que as motinhas da região não obedeciam as filas e entravam ao lado dos primeiros carros. Ora, fui nessa também e rapidinho enchi meu tanque.

Procurei o Atiê na pista e encontrei sua moto estacionada na frente de um restaurante. O cara estava todo posudo numa mesa, bebendo uma Huari geladinha, com meu copo esperando para encher. Que delícia! Almoçamos lá mesmo e nem jantaremos de tanto que comemos.

O Atiê queria um hotel com Internet, para conversar via Skype com sua querida Patty, como sempre faz quando consegue rede wireless. Encontramos um, chamado Les Tucanes. Fica no meio de um bosque, parte da selva amazônica, lado boliviano, ao lado de um rio formado pelas águas cristalinas que descem dos Andes, logo cheio de pedras que rolaram quilometros e quilometros. É do tipo bangalô, muito bem construído, com aposentos confortáveis, piscinas, bom restaurante e a Internet que o Atiê queria. O preço é de 200 bolivianos (cerca de US$ 70,00/apto single). Estou dedilhando aqui e ele logo atrás, conectado wireless com Sampa.

A idéia é chegar em Santa Cruz amanhã à tarde, contratar o trem que nos levará por 600km até a fronteira com o Brasil, motocando os restantes 1.400km até Sampa.

Buenos, por hoje é só. Preciso dormir e descansar para amanhã. Fiquem com Deus!

Um comentário:

Riva MCBDA ABC disse...

Mecca, esta muito bacana acompanhar esta aventura, espero q ocorra tudo conforme planejado nesta reta final, boa sorte e que o papai do céu os acompahe e ilumine vossos caminhos.E as fotosssssss hahaahahaha
Grande Abs
Riva
Mcbda Abc