terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 10º DIA - PUERTO MADRYN


RUMO A USHUAIA 2013 – 10º DIA – 19-02-2013 - PUERTO MADRYN

Como combinado, às 07h30 o microbus nos pegou na porta e saímos pela via crusis de pegar todos os 15 turistas nos vários hotéis da cidade. Por um lado foi bom porque conhecemos um pouco mais desta bonita cidade.

A guia Lucia, muito amigável, falante em espanhol e inglês, tornou essa visitação muito tranquila e proveitosa. A Península Valdés é o nome da imensa reserva biológica existente nesta cidade, com proteção e classificação pela UNESCO como reserva mundial. Seria uma enorme ilha, não fosse ligada ao continente por um istmo, que junto a ela forma 2 grandes golfos: Golfo San José e o principal Golfo Nuevo que fica defronte a cidade de Madryn.
















 

A reserva biológica é composta por trechos de estrada asfaltada e por rípio mais puro! Ao todo o passeio e visitações somam quase 400km por asfalto e rípio, onde até os carros sofrem com derivações de direção. Com 4 rodas é mais fácil manobrar e sustentar o equilíbrio.  Não se viu nenhuma moto naqueles trechos, embora haja quem já tenha feito estas incursões, com demora e custos quase compatíveis.

Nossa primeira parada foi em Punta Norte onde deveriam haver baleias (fora de época) e leões marinhos, que foram vistos às dezenas e à distância.  Inúmeros filhotes acompanhavam suas mães, acossados pelas gaivotas, sem que eu saiba por que...  Muitas fotos, banheiro e papo furado lá vamos nós para a Península Valdés, propriamente dita.  Pinguins e mais pinguins...  Pequenos e tranquilos, também afastados de nós por uma cerca de arame, saíam de suas tocas escavadas nos barrancos entre o mar e nós.  Interessante é a forma como conseguem subir e descer tais barrancos arenosos sem escorregar e rolar.  Outras fotos mostrarão o que digito.

Depois de uns 40 minutos, lá vamos nós para outra parada, com muitos kms de rípio, poeira e calor pois o ar condicionado do microbus estava muito fraco.

Chegamos em Puerto Piramides, onde foi localizado pelos descobridores espanhóis Valdés e outros o único povoado daquela região quase inóspita.  Lá permanecemos mais de 2 horas para almoço e caminhada, sem que houvesse animais típicos a visitar.

Naquela praia conhecemos o Angel Mendez, que também gosta de viagens com moto, tendo uma Transalp 700. Dono do Restaurante Quimey Quipán, onde almoçamos, bom papo, disse que estará à disposição daqueles que precisarem de algum tipo de ajuda por aquela região. Nosso prato constou de lula à milanesa com batatas fritas ou salada verde. Com um refrigerante, custou-nos cerca de R$ 50,00.  quimeypp@speedy.com.ar - 540280 154640171

Por volta das 17h00 retornamos à cidade, rodando cerca de 80 km, entre rípio e asfalto.  Cansados e satisfeitos pela parada de mais 1 dia por aqui, chegamos ao hotel, pegamos as motos, compramos uma caixa de bombons para a Fabiana, em agradecimento, que está sendo entregue pelo Marcos, em encontro agendado há pouco.

Agora estou digitando este blog, depois um bom banho e dormir cedo, pois amanhã nos esperam cerca de 800km, até Puerto San Julián, onde dormiremos.

Por enquanto, é só!  Fiquem com Deus!

 

Nenhum comentário: