terça-feira, 31 de janeiro de 2012

USHUAIA - RUTA 40 - 11º DIA

Havia me preparado para seguir viagem naquele domingo mesmo, todavia o Germán me disse que iria até Taffi del Valle atendendo convite de um amigo muito querido, que há anos curtia enduro com ele. Disse-me que havia conversado com seu amigo, dizendo-lhe que estava com um "motero" brasileiro, que viera do Brasil. Que venha também, para que nossa reunião seja internacional, respondeu-lhe o amigo.

Sem pressa, como sempre, e curtindo o que viesse à frente, agradeci o convite e segui com eles, àquele local paradisíaco, já descrito por mim a vocês.

No caminho, passamos por um monumento à Pátria Argentina, muito bem cuidado, visitado por turistas e pelo povo da região.




O Taffi del Valle é formado por terreno pedregoso, onde cada área privada, superior a 2.000m2, é cercada por simples aramados, com casas muito bem boladas para aconchegar os moradores durante o inverno e o verão. Ao fundo do vale há um imenso lago, onde são praticados diversos esportes náuticos.
Segundo me foi informado, há uma boa competição entre aqueles que gostam da equitação sobre cavalos de raça e aqueles que apreciam o enduro, subindo com suas motos preparadas incríveis trilhas, quase inimagináveis para nós, estradeiros.

Nossa chegada foi comemorada, uma vez que Germán e Claudia são muito queridos por seu amigos, sendo o Germán considerado o melhor endurista de Tucumán, inclusive presidindo um dos clubes desta modalidade de motociclismo.

O churrasco corria solto quando chegamos. Minha recepção foi do tipo: Então brasileiro, lá no Brasil tem um vale destes? Lá tem um churrasco destes? E assim por diante, em plena gozação, ao que lhes respondi que sim, pero muy mayor!!!!  Foi uma gargalhada só!



 A conversa rolou a tarde toda, quando o Germán apresentou um mapa das 3 Américas, tendo desenhado no mesmo todas as rotas seguidas por ele e Cláudia, durante o ano em que viajaram.

Seus relatos deverão constar em livro já previsto pelo Germán que, certamente, servirá de guia para milhares de motociclistas ao se aventurarem em viagens similares.

Como podem depreender dos meus relatos, as gozações entre brasileiros e argentinos são amigáveis, com exceção daquelas relacionadas ao futebol, paixão de ambos os povos, onde consideramos Pelé como o Atleta do Século XX e eles nos negam isto, apresentando Maradona e hoje o Messi.

Qualquer animosidade somente existirá entre brasileiros e argentinos no campo do futebol, uma vez que no quesito motociclismo, eles são magníficos companheiros, sempre prontos a ajudar no que precisarmos.  Mais à frente, todos entenderão o significado de "Irmãos das Duas Rodas" que tão bem nos caracteriza.

Ao cair da tarde, retornamos à casa de campo de Germán e Claudia.

Para entenderem a hospitalidade desse amigo, saibam que ele ficou comigo até perto da 01h00 inserindo em meu GPS Garmin 660 todo o roteiro que havia feito em sua viagem, desde Tucuman até Ushuaia, incluindo rotas como a Ruta 40 e outras que definiriam lugares mais importantes de se visitar. Alguns trechos com rípio, que deveriam exigir mais cuidado na pilotagem e outros trechos de asfalto.

Não satisfeito, inseriu todo o trecho de Ushuaia até Bs Aires, de onde eu retornaria ao Brasil, cerca de 10.000km à frente e uns 20 dias de moto.

Cansado, mas realmente feliz da vida, fui dormir o sono dos felizardos!

Tchau!

  

Nenhum comentário: