sexta-feira, 1 de março de 2013

RUMO A USHUAIA - 2013 - 20º DIA - PUERTO NATALES

RUMO A USHUAIA – 2013 – 20º DIA – 01-03-2013 – PUERTO NATALES


Ainda ontem o Rodrigo - gerente da Hostal Fin del Mundo, de Punta Arenas, reservou hospedagem em outra Hostal (Nikko II) em Puerto Natales. Assim, saí da sua Hostal , passeei pela cidade, procurei o mirante para fazer uma foto e não encontrei, já que há mais de um e os caras se enrolavam num castelhano rapidíssimo para explicar, que desisti.
Peguei a via Costaneira, fiz algumas poucas fotos e segui para a estrada que sai da cidade, passando pela Zona Franca. Parei lá, cambiei R$ por P$CH e me mandei.




 
O sol forte enganou a mim muito bem! Na estrada, a 120 km-h, o frio entrava pela frente, varava e saia nas costas!!!  Estava com a 2ª pele, uma camiseta, a jaqueta cordura com o recheio de chuva e frio e assim mesmo estava tremendo sobre a moto.  Quando não aguentei mais, parei a moto e coloquei a capa de chuva, um santo remédio nessas horas. Foi o que me permitiu chegar ileso, sem congelar! As manoplas aquecidas da minha R1150GS foram um achado também, pois não senti frio nas mãos.
Havia deixado Punta Arenas com 61.364km e cheguei a Puerto Natales com 61.632, tendo rodado somente 268km neste dia. Cheguei depois de umas 3 horas de viagem, fazendo poucas fotos.
Com o endereço no GPS foi fácil encontrar a Hostal Nikko II e levar minha bagagem. O preço da diária é de P$CH 22.000,00 ou R$ 100,00.  Este quarto é privado e tem banheiro próprio.  É limpinho, não tem armários, mas tem 1 cadeira e 2 mesinhas de cabeceira... he he he...  Sinto-me um monge!!




 
A cidade de Puerto Natales não tem nada de turístico. É pequena, está cheia de Hostais, agências de turismo, bares temáticos e vários restaurantes.  É possível conhece-la andando umas 2 horas!  Na verdade ela sobrevive do turismo que vem para visitar Torres del Paine, El Calafate e outros lugares fantásticos ao redor.
Fui almoçar na pizzaria Mesita Grande, onde gastei P$CH 5.500,00 = R$ 25,00 pela pizza e por uma long neck de cerveja patagônica. 


 
Dali, fui à agência de turismo Comapa, onde fui recebido pelo Mário, que, mesmo não tendo vaga real no ônibus a Torres del Paine de amanhã cedo, conseguiu me inserir no mesmo.  Escolhi esta agência porque é a única que aceita cartão de crédito e de débito.  Todas as demais querem pesos “en efectivo”!
Passei no supermercado daqui, comprei algo para meu jantar à noite de hoje e algumas coisinhas para levar no passeio de amanhã, conforme conselho do Mário. Sairemos daqui às 07h30 e retornaremos por volta das 20h00.
Minha pretensão é pernoitar amanhã por aqui mesmo, pegar minha moto em 03-03-2013 e me mandar para Rio Turbio, já na Argentina, conforme dica do Miguel Liendo. Entonces, em 02-03-2013 estarei em Torres del Paine e em  03-03-2013 seguirei para El Calafate, onde o Miguel tem uma sobrinha que me dará algumas dicas de visitação, principalmente a uma geleira não muito visitada pelos turistas pois tem que pegar um bote ou ferryboat, sei lá!
A nota triste do dia fica por conta da bengala, que ainda vaza óleo, mesmo no calçamento perfeito do Chile!  Conversarei com o Miguel para que sua sobrinha ou seu cunhado ou outra pessoa de lá, me indique uma oficina mecânica, mesmo sem especialização, para que soltemos as bengalas do suporte delas, descendo-as, de verdade. Acredito que assim conseguirei estancar o vazamento.  Até quando?  Não sei!
Vocês devem estar se perguntando por que eu não visito Torres del Paine de moto. Economizaria cerca de R$ 100,00. A excursão custa P$CH 22.000,00 + P$CH 4.000,00 (local adicional) + P$CH 18.000,00 pelo ingresso no Parque, totalizando P$CH 44.000,00 = R$ 200,00.  Acontece que encontrei 2 pessoas diferentes que o visitaram há alguns dias e me disseram que o vento está muito forte e que quase caíram, tendo-se arrependido de não fazerem a excursão.  Por outro lado, tem pontos onde teria que deixar a moto muito distante e sem vigilância. Ainda assim, prefiro descansar um pouco mais para o que me espera á frente.
Bem, por hoje é só!  Fiquem com Deus!
 
 



 

Nenhum comentário: