Às 10h00 em ponto estava eu na frente da oficina do El
Mono Garriga. Acontece que 3 outros motociclistas chegaram um pouquinho à minha
frente, sendo 1 argentino, 1 americano com moto alugada no Chile e 1 brasileiro
que precisava trocar a relação da sua VSTROM DL1000. Ele estava com outros 2
amigos, conhecidos por Internet e que decidiram viajar juntos até Ushuaia,
Punta Arenas etc.
Fiquei papeando para ver no que dava, se esperaria ou
traria a moto mais tarde. Como o papo estava bom, dei um tempinho para a
decisão, porém acabei me mandando para visitar o Glaciar Perito Moreno de moto
e trazê-la depois,, mais à tarde.
Combinei com o Mono e me mandei.
Foram cerca de 50 km de estrada até a entrada do Parque
Nacional, onde paguei P$ 90,00 = R$ 45,00 e outros 30km para chegar à área de
visitação. Todo o caminho foi feito numa boa, com belas paisagens e tempo bom.
Fiz algumas fotos no caminho para
mostrar a grandiosidade da natureza com elevações enormes e impressionantes.
Na opinião dos brasileiros na oficina, não valeu a pena o
passeio de barco, mas valeria o mini trekking. Com o pouco tempo que dispunha,
nem pensar no barco ou mini trekking.
Fiquei umas 3 horas naqueles locais onde se chega através de inúmeras
escadas e plataformas que descem até perto do gelo. Incrível é o silêncio das
pessoas naquele lugar, todos com suas máquinas apontando para todo lado e quase
nenhuma conversa entre os visitantes.
Pedi que fizessem umas 2 ou 3 fotos minhas e retribuí.
A subida das escadas para retorno exigiu um pequeno
sacrifício deste quase jovem moto viajante, mas cheguei ao topo, ao
estacionamento, à minha moto e sentei a púa no retorno para chegar às 16h45 na
oficina do Mono. Em seguida ele e sua
equipe pegaram minha moto, pedindo que retornasse às 20h30. Poderia ser que
conseguisse reparar a moto naquele mesmo dia, o que seria ótimo!
No caminho, encontrei o americano que voltava para buscar
sua moto, se estivesse pronta. Seu companheiro já havia se mandado para Torres
del Paine, deixando-o sozinho para pegar a moto. Ele seguiria para lá tão logo
tivesse a moto liberada pelo Mono. Sua bagagem tinha uma mochila com cintas e
uma destas escapou, descendo para a roda traseira e provocando danos em seu
eixo cardã, inclusive com perda de óleo. Soube depois pelo Mono que não deu
para fazer muita coisa e o americano seguiu viagem. A empresa que loca estas
BMW 1200GS tem mecânico e sobressalentes em Punta Arenas, para onde ele
seguiria.
Voltei para o hotel, acessei meus e-mails, o Skype, tomei
banho e às 20h00 estava lá para ver o término do serviço deles.
Segundo o Mono, a bengala estava com terra no interior
devido desgaste do guarda pó, provocando desgaste do retentor e escape do óleo.
Disse que a revisão feita em Sampa deveria ter percebido isto e substituído
todas as vedações.
Como não tinha retentor nem guarda pó originais, reapertou
a trava do retentor, colocou um segundo usado como protetor de poeira e o
guarda pó original. Completou o nível de óleo e disse que deveria resolver,
pelo menos até que encontrasse solução com peças originais. Não mexeu na
bengala direita até porque não vazava.
Cobrou-me por isto R$ 100,00.
Saí de lá contente e esperançoso para encarar o ripio sem
vazamento. O pouco que rodei com ela me fez ficar otimista.
À noite, decidi comer alguma coisa, uma vez que não havia
almoçado de novo. Caminhando pela principal
avenida da pequena e bonita cidade El Calafate, encontrei o argentino (Luca)
que estava na oficina. Conversamos um
pouco, chegando em seguida sua senhora (Elisabeth) e decidimos jantar
juntos. Fomos a uma parrilaria e pedimos
uma para nós. Papo vai papo vem, pedimos
vinho, água e logo chegou a dita cuja, com seu barulho e cheirinho
característicos. Salve-se quem puder e
mandamos bala. Era tanta carne que
sobrou muita, mas estávamos satisfeitos.
Saímos dali passava da 00h30. Eles estavam ao lado do hotel e eu tive que
caminhar quase 1 km, subindo uma escadaria que fica numa pracinha, depois da
ponte.
Cheguei no hotel e fui dormir. O plano era sair cedinho,
completar o tanque da moto, pegar informações sobre a estrada e abastecimento
de gasolina, haja vista que gostaria de esticar o máximo que pudesse no dia
05-03-2013, recuperando o tempo que perdi para o reparo da moto e a pequena
distância entre Puerto Natales e El Calafate.
Por hoje é só.
Fiquem com Deus!
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