sexta-feira, 8 de março de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 25º DIA - P. MORENO

RUMO A USHUAIA – 2013 – 25º DIA – 06-03-2013

Para completar a noite anterior, em El Chalten, a pousadinha (hostaria) onde dormi em trailer, tinha uma parrilaria à frente.  À noite, com uma fome danada, tendo comido somente 2 emapnadas e 1 litro de suco de laranja, fui lá e pedi um bife de chorizo bem mal passado com fritas. Foi a conta para dormir com a barriga cheia e feliz.

Então, hoje acordei cedinho e não tendo café da manhã, peguei minha bagagem, deixei os P$ 200,00 sob a porta da dona e me mandei.  Tinha que chegar a Perito Moreno e, se conseguisse, passar em Cueva de las Manos, recomendação do Miguel. Eram muitos kms naquele dia e precisava retornar à Ruta 40.

Cerca de 1 hora depois, sem o vento infernal da tarde anterior, mas um frio danado, cheguei à Ruta 40, dobrei à esquerda e enrolei o cabo. Carregava na bagagem mais 12 litros de combustível, caso não encontrasse no caminho, como previam alguns com quem conversei.

Uns 50 km adiante, há uma bifurcação que leva à pequena cidade de Três Lagos à direita e à esquerda que desvia mas continua na Ruta 40.  Tentando entender onde poderia checar se havia nafta ou não, passou uma camioneta e lhes perguntei. A senhora me apontou o posto um pouco à frente, na ruta 40 mesmo. Quando me preparava para ir lá, chegam ao meu lado o Luca e a Elisabeth, com os quais jantei em El Calafate, lembram-se¿  Parecia que havíamos combinado, porém não o fizemos. Pura coincidência!


 
Fomos todos ao posto, incluindo a camioneta. Havia combustível, sim! O que me parece é uma armação do posto YPF da cidade El Calafate para prejudicar o de Três Lagos!

Aproveitamos para tomar café com nada, pois não havia pão a não ser bolacha salgada, sem manteiga. Mesmo assim, valeu!

Depois de um bom bate papo com o casal da camioneta, que nos deram dicas da estrada por onde iríamos, decidimos pilotar em direção a Perito Moreno.



 

Dali em diante, seria tudo ripio até uma cidade chamada Governador Gregores, onde haveria nafta para completar o tanque. Lá fomos nós, meio cabreiros com o ripio. Começamos devagar até nos acostumarmos melhor com aquele barato! Não queria cometer o mesmo erro do ano passado, claro!  Depois fomos dominando a pilotagem, pegando mais traquejo e pudemos até acelerar um pouco mais. Havia todo tipo de ripio naquele trecho, solto, duro, barrento e nas curvas, sempre aquele acumulado nas laterais, representando o maior perigo para todos.

Já estávamos acelerando bastante e tendo rodado uns 60km desde Três Lagos, vimos 2 motos lá adiante no mesmo sentido. Aceleramos para alcança-los. Ao chegarmos perto, vimos que se tratava da dupla de paulistas que eu havia conversado no Posto YPF, há 2 dias e que iam até o Glaciar e eu para El Chalten.

Foi uma comemoração, gente! O Luca e Elisabeth também haviam conversado com a dupla na noite anterior, mas não marcaram nada para seguirem viagem. Cada um na sua, porém o destino quis que nos encontrássemos naquele mundão de ripio!  Mais à frente, fizemos até umas fotos de recordação, bem no meio da estrada.



 

Quase 100 km depois de Três Lagos, há bifurcação que leva a Governador Gregores e à esquerda, segue a Ruta 40. Mesmo não precisando de nafta pelo meu tanque e pelos 2 galões que carregava, decidi entrar com eles naquela direita e ir até aquela cidade.  Quase chegando nela, senti  a moto balançar e logo percebi que o pneu traseiro havia murchado.

Bem que tentei reenche-lo por 2 vezes com meu compressorzinho, mas deu só para chegar à cidade.  Enchemos o tanque, a dupla decidiu comer algo dizendo que seguiriam viagem. O Luca e Elisabeth decidiram sair comigo para encontrar uma borracharia (gomeria) e fomos a 4, isto mesmo, QUATRO GOMERIAS e os caras não deram a menor bola para nós!  Outra providência foi eu ter trazido aquela vacina americana para pneus, vendida para mim pelo Miguel em 01-2012.

 

Com a maior boa vontade e paciência, o Luca assumiu a função de borracheiro, esvaziou o pneu, inseriu a vacina na quantidade correta, encheu o pneu, calibrou com 40 libras, deixando o pneu bem duro e reapertou a válvula.  Sai dali mais confiante em continuar a viagem.

Assim, minha gente, quando vierem me falar sobre argentinos, espero que sejam boas as palavras, pois só tenho boas referências quanto a eles. Se há um FDP, haverá milhares de argentinos boa gente, como nós brasileiros, onde também temos os FDP, não é mesmo¿

Voltamos ao posto, a dupla havia comido, a Elisabeth não quis comer e lá fomos todos para o ripio de novo.

Muito trechos da Ruta 40 estão com piso novo, mas ainda não liberados para uso. Assim, continuamos no ripio por mais uns 57 km, totalizando quase 200km só naquele dia.  Após Bajo Caracoles as coisas começaram a melhorar, pois a cada trecho de ripio, havia outro asfaltado. Então sentamos a púa na estrada.

Antes de chegar a Perito Moreno, uns 50 km antes, passamos pela entrada da Cueva de Las Manos. Até olhei para o relógio: eram 19h45 e estava escurecendo na região.  O Miguel que me desculpe, mas não retornaria 50 km para visitar aquela atração.  Chegamos a Perito Moreno, localizamos um hotel, com quarto para 3 e quarto para o casal, sem café da manhã.  Já viram isto¿

Eu havia decidido conhecer o parque Los Antiguos, a alguns kms dali, o que me obrigaria a deixar meus companheiros seguirem viagem sem mim e eu seguir solito no más. Eu os avisei disso e ficou tudo certo.

Estávamos tão cansados que após o banho, todos fomos no restaurante do hotel e comemos por lá. Tomei uma Quilmes deliciosa e fui dormir.

Bem, por hoje é só.  Fiquem com Deus!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: