quarta-feira, 6 de março de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 24º DIA - EL CHALTÉN


RUMO A USHUAIA – 2013 – 24º DIA – 05-03-2013

Como a noite anterior foi esticada, acabei acordando às 06h00, olhando o relógio e decidindo esperar um pouquinho para levantar.  Não preciso explicar muito, mas perdi o café da manhã, que se encerrou às 09h30, em ponto. Este babaca chegou no café às 09h40 e ficou chupando o dedo. Com o rigorismo hoteleiro argentino quanto aos horários, voltei para o apto do ótimo Marco Polo Suítes, arrumei minha bagagem e desci.  Como a reserva havia sido feita por Sampa, nem precisei pagar e me fui.

Passei no posto YPF do centro, recebendo a segunda péssima informação do dia (a 1ª foi da perda do café). Não haveria combustível pela Ruta 40 até a cidade Gobernador  Gregores, distante uns 400 km, sendo quase a metade de ripio. Um posto que havia em Três Lagos já não fornecia combustível. Bem, eu tinha 22 litros no tanque e 4 litros num galão = 26 litros x 19km-l = 494 km.  Beleza, chegaria a Gobernador Gregores. Na dúvida, perguntei sobre outro galão de 5 ou 10 litros. Seu companheiro de posto me apresentou um galão de 20 litros, que julguei grande e não comprei.

Por informação, deveria buscar uma loja de ferragens que teria galão de 10 litros. Saindo do posto, encontrei com 2 motociclistas de São Paulo: Heraldo Salvador e Koiti Aida,, ambos com VSTROM DL1000 e 650. Eram os mesmos que havia visto em Torres del Paine, dias atrás e que relatei neste blog.

Eles estavam seguindo para visitar Perito Moreno de moto, como eu, voltariam a El Calafate e seguiriam a mesma  Ruta 40 no dia seguinte, 06-03-2013. Fizemos fotos e nos despedimos após a troca de e-mails para comunicação durante a viagem. Chegamos a falar em continuar a viagem em 3, mas eu estava com 1 dia na frente.  Decidi seguir solo e, quem sabe, os encontrar mais à frente.

Não encontrei o “bidón” de 10 litros e me mandei, pois estava saindo muito atrasado da cidade. Em El Calafate não estava frio, mas o céu mostrava nuvens cinzentas, prenunciando chuva.  Incrível, apontava uma série de nuvens para os lados da Ruta 40!!!!

Vazei em direção a Gobernador Gregores, porém, por recomendação do meu amigo Miguel, se pudesse, deveria passar em El Chalten, que era muito bonito!

Pensando no combustível, estava decidido a não entrar 90 km para ir e 90 km para voltar daquela cidade, retornando a Ruta 40.

Acreditem a chuva me pegou no caminho por bom tempo e a nuvem era uma só, grande e sobre a Ruta 40!!  Depois, o vento secou tudo e rodados cerca de 100km, cheguei ao entroncamento da estrada para El Chalten.  Considerando as placas oficiais da estrada informando que em El Chalten havia posto de combustível, decidi entrar, perdendo umas 3 horas e, talvez, ficando para esperar os 2 que viriam no dia seguinte.

Bem, tudo que falei sobre frio e vento até aqui, não passou de manha, pois o frio e o vento que precisei superar hoje foram infernais!!!!! Praticamente todos os 90 km para chegar ao povoado, já que não é uma cidade e sim parte do Parque Nacional Os Glaciares, pilotei com a moto inclinada e me borrando pelas mudanças de direção do vento que jogavam a moto para cá e para lá.  Como precisava chegar na “cidade”, continuei e até fiz algumas fotos.

Cheguei ao pórtico de entrada do Parque El Chalten, fiz fotos e entrei no povoado. O vento e o frio continuavam e fui direto para o posto de combustível. Preciso dizer alguma coisa ou já adivinharam a caca que fiz¿  Pois é, não havia combustível p.... nenhuma!  Havia rodado 220km naquele dia, consumido mais de 10 litros e não teria como abastecer para voltar à Ruta 40, muito menos para continuar até o próximo objetivo!  Fiquei muito frustrado e nervoso.

Fui ao setor de informações a turistas e motociclistas enrolados para perguntar sobre combustível, se estava em falta e se viria amanhã ou hoje mesmo.

O carinha me informou que havia um motorista de taxi que tinha gasolina em sua casa e poderia vender para mim.   PQP!  Parece que aquela história de criar dificuldade para vender facilidade encontrou eco em muito lugares, até em El Chalten.

Logo chegou o motorista, de nome Adrian, que me levou até sua casa e vendeu 10 litros para meu tanque e depois mais 10 litros para um galão que me deu.  Cobrou me a bagatela de 3x mais o preço por litro.  A gasolina tem preço que gira em torno de P$ 5,00 e o Adrian me vendeu por P$ 15,00 cada litro.  Sua alegação é que ele tem que buscar essa gasolina em El Calafate para trabalhar seu taxi e vender aos necessitados e motociclistas enrolados!!!!!!!!  Bem, o cara tem razão de vender mais caro, claro!  Agora tinha 22+4+10= 36 litros e poderei rodar uns 684 km, devendo chegar à cidade Perito Moreno sem compra de combustível. Até lá dará 600km, mais o consumo maior pelo ripio que andarei.  Espero que dê!

Àquela altura do campeonato, muito bravo comigo pela minha decisão de não comprar o galão de 20 litros em El Calafate, pelo levantar atrasado e a saída muito tarde da cidade, decidi ficar aqui até amanhã, 06-03-2013.

Agora seria encontrar uma pousadinha, uma hostal ou mesmo um lugar quentinho para dormir e só!  Foi complicado porque,, mesmo sendo simples e com pouco conforto, qualquer hosteria cobra a média de R$ 175,00 a diária.  O interessante é que há centenas de mochileiros da Argentina e de outros países, num vai daqui para lá e de lá para cá que não entendo.  Ainda vou parar um deles e perguntar um monte de coisas.

Bem, pessoal, acabei encontrando uma hosteria que tem cabaninhas e trailers.  Fico num trailer por R$ 90,00 de onde estou digitando isto. Pena que a Internet sem fio deles não alcança meu trailer e não há espaço para levar meu netbook.  Ainda não sei quando conseguirei publicar esse papo no blog.





 

Para não ficar sem comer nada todo o dia, passei numa panaderia e quiosque, onde comi 2 empanadas e bebi um litro de suco de laranja.  Estava desidratado e faminto. O dono daquele local me disse que havia uma caminhada de 2 horas para conhecer o Salto de não sei o que, me dando as dicas de chegar à entrada da trilha.

Lá fui eu, contra o vento e sem qualquer roupa ou gorro ou sapato adequado para caminhadas. Caminhei quase 1 hora e, quando não aguentei o frio no rosto e cabeça e suando às bicas sob as roupas, decidi voltar, na melhor decisão do dia!!!  Cheguei cansado ao trailer, liguei o chuveiro (tem aquecedor a gás!!!!!), saiu um montão de água bem quentinha e me enfiei debaixo do melhor banho da viagem!  Até que a água quente acabou e foi esfriando meu banho aos poucos. Todo ensaboado, fui diminuindo a água até que quase caia uns pingos.  Consegui terminar a tempo de não pegar uma pneumonia pela água gelada!

Botei minhas roupas comuns, com “ceroula de algodão”, gorro na cabeça e pensei em sair para comer.  Putz, quem me convence a deixar o trailer¿  Voltei atrás, me tranquei e nem tirei a roupa e gorro da cabeça.  Está um frio do cão lá fora.  Ainda bem que à frente desta hosteria tem uma parrillaria. Sairei rapidinho para comer um bife de chorizo e voltar para minha toca.

Não vejo a hora de voltar para a tropicália ou o quentinho de Jujuy. Já estou de saco cheio deste frio e vento patagônicos.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Por hoje é só.  Fiquem com Deus!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: