sábado, 30 de março de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 46º DIA - F. IGUAÇÚ - AINDA

RUMO A USHUAIA 2013 – 46º DIA – FOZ – AINDA

Fui acordado pelo Papito por volta das 08h00, quando as crianças já haviam sido levadas à escola e a Sílvia ter ido trabalhar, uma vez que desenvolve seu trabalho de Assistente Social, como servidora pública da prefeitura local.

Tomei o café rapidinho e logo seguimos a Ciudad del Este. Até chegar à fronteira foi fácil, já que o trânsito de Foz é organizado, entretanto, chegando à aduana, lado brasileiro, dezenas de mototaxistas brasileiros e paraguaios adentram por um labirinto, com cerca de 50cm de largura e muretinhas de uns 15cm, com curvas fechadas e lombadas!!!

A habilidade daquele pessoal é incrível, haja vista que trafega pelo labirinto como se estivesse numa faixa maior, reta, sem curvas e lombadas!!  Imaginem-me com uma BMW R1150GS passando raspando pelas muretinhas, subindo e descendo aquelas lombadas em velocidade tal que não congestionasse o tráfego...

Foi mais uma aventura que vivenciei e fico grato pela experiência de tantos anos que me trouxe a tranquilidade necessária para que não cometesse desatinos no meio de tanta gente. O Papito, com sua Cagiva 900 e sua experiência, passou pela mesma situação, só que mais confortável, pela repetição do trajeto há anos.  Em suma, há 2 labirintos em cada passagem, sendo 1 brasileiro e 1 paraguaio.  Não é moleza, mas possível de motocar por lá.

Putz, mesmo com o conhecimento do Papito naquela cidade, não conseguimos localizar os pneus Michelin Anakee 2 traseiro e o dianteiro, no único local encontrado, custaria US$ 220,00 = R$ 484,00. Era quase o preço encontrado em Sampa antes de minha partida.

Frustrados, levamos nossas motos para um estacionamento, seguindo para as lojas de conhecimento do Papito, para comprarmos a filmadora prometida à minha esposa.

Na loja oficial Panasonic - Shopping Lai Lai, comprei uma filmadora Panasonic modelo HC-V500M por US$ 415,00. Já na loja Monalisa, acabei comprando um multimídia para meu Cruze Sport  LT por US$ 560,00, possivelmente próximo do preço ofertado na região da Santa Ifigênia, em Sampa.

Ainda estava frustrado pela não compra dos pneus quando empreendemos o retorno, próximo das 15h00.  Como precisava comprar elásticos e uma aranha para, eventualmente, prender aqueles materiais na moto, paramos numa loja que vende tudo de moto em Foz do Iguaçú, chamada J.F. Motopeças Ltda, Av. Beira Rio, 842 – Vila Portes, conhecida como FRAIDA.

Depois de comprar os elásticos, o Papito conversou sobre a dificuldade de encontrar o Anakee 2  no Paraguai. O vendedor disse que somente na Argentina e na própria FRAIDA nós conseguiríamos compra-los. Claro que pareceu brincadeira, mas ele disse que os tinha e orçou-me o par: R$ 1.134,00 já com desconto de mais de R$ 200,00.

Comprei-os na hora e voltei a ficar contente, devido não ter que rodar mais de 1.000km com pneus desgastados além do limite definido.

Ele os levaria ao montador, enquanto almoçaríamos em uma churrascaria próxima.  Dito e feito!  Tremendo churrasco foi comido e depois vimos a montagem dos novos pneus, de forma rápida e segura. Minha menina estava com novos sapatos e me traria a segurança que já não tinha há muitos kms!

Considerando a hora, não seria boa ideia seguir viagem e, gentilmente, o Papito ofereceu-me mais uma noite em sua casa, devendo seguir viagem no dia seguinte, ou seja, dia 28-03-2013.

Concluída a substituição, voltamos à casa do Papito, para um banho, jantar e uma bela dormida.