terça-feira, 12 de março de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 30º DIA - SM DE LOS ANDES


RUMO A USHUAIA 2013 – 30º DIA – SAN MARTIN DE LOS ANDES
Depois de pequena discussão com uma seca recepcionista do Hotel Internacional, o Luca conseguiu o cancelamento da 3ª diária, até porque ele poderia nem pagar mesmo esta diária, deixamos a cidade rumo a San Martin de Los Andes, distante pouco mais de 200km. 

O percurso, embora pequeno, passa por Villa Angostura, uma pequena cidade no estilo Campos de Jordão, com imóveis usando muita madeira. Há um entroncamento que vai para Villa Angostura, outro para Ruta 40 e um que retorna a Bariloche, de onde saímos.

A entrada em Villa Angostura é normal, via estrada.  Tem como principais atrações as Bahias Mansa e Brava, ligadas por um pequeno istmo. Na Brava os ventos são constantes e na Mansa quase não há vento.  As fotos mostram que são parecidas, com a diferença o movimento das águas. Fomos a ambas e fizemos fotos.









Depois almoçamos por lá, comendo “milanesa” com papas fritas.  Na realidade é um pão enorme, massudo, com um bife à milanesa cortado em máquina de frios.  Certo, com fome e uma cervejinha, qualquer coisa desce, não é mesmo?

 

O trecho entre Villa Angostura e SM de Los Andes é lotado de grandes lagos de degelo dos Andes, com suas águas cristalinas e paisagens lindíssimas. Ainda que parecidos, cada um apresenta uma particularidade, fazendo deles um dos passeios mais bonitos da viagem. Somam 7 grandes lagos, isolados ou que se comunicam, e a estrada passa ao lado deles o tempo todo, até chegar a SM de Los Andes.  Vários mirantes permitem visualização e fotos magníficas.













 

Tanto desce e sobe das motos fez com que ficássemos cansados ao longo de algumas horas.

 
 
Passamos por uma moto verde, custom, antiga, que levava um piloto e sua garupa. A placa não foi reconhecida. Como fazíamos várias fotos, fomos ultrapassados por ela em algum lugar e não mais a vimos.
 
Chegando a SM de Los Andes procuramos uma central de informação ao turista e não encontramos.  Aproveitando que um motociclista local estava próximo de nós, perguntei-lhe e ele nos levou até lá. Esta cortesia de irmão de duas rodas me encanta.

Soubemos de algumas hosterias e hotéis, bem como do que não poderíamos fazer, já que o fizemos que era o passeio pelos 7 grandes lagos...  Encontramos uma hosteria “Marina Sun”, que caiu como uma luva. Tem uma proprietária rigorosa, com paredes cheias de avisos, incluindo no banheiro, para que se saiba como usar toalhas etc etc...  Mesmo sendo um pouco rígida, é muito simpática e cuida muito bem de sua hosteria.

 
 
Naquela hosteria encontramos a moto Honda verde, com moto boxer (?) e adaptada com tanques laterais reserva de combustível. Soubemos depois que era do Canadá, pois conversamos com o piloto e sua garupa, sua jovem senhora. Estavam querendo ir ao Chile passando por uma das aduanas daquela região.  Bem, deixaram de conhecer a estrada que leva de Villa Angostura a Osorno, no Chile, uma das mais lindas estradas que conheci, pelas paisagens de montanhas e muita neve ao lado da pista.

Tomamos banho e saímos para jantar.  Como não poderia deixar de ser, pedimos uma parrilla para 2 e comemos em 3, que foi suficiente. Bebemos 2 garrafas de bons vinhos nacionais argentinos e retornamos ao hotel mais leves e soltos... he he he... Pior é que para conseguirmos voltar, precisamos perguntar a um senhor, já que não achávamos o lugar.  Ainda bem que eu peguei um cartão do hotel e lá estava o endereço. 
 
 

 
Naquele restaurante, encontramos 3 brasileiros que sentaram-se ao nosso lado. Não interferi em suas conversas, mas ao cabo do jantar, conversei com eles. Eram 3 senhores paulistas que todo ano vão para lá pescar trutas e desestressar suas cabeças.

Chegamos à hosteria e fomos dormir.  Amanhã será um novo dia para todos.  Nos despediremos,, uma vez que seguirei para Chos Malal, a caminho de San Raphael e Mendoza, enquanto eles retornarão a Buenos Aires, via Neuquen.

Por hoje é só. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: