terça-feira, 26 de março de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 42º DIA - SS JUJUY - AINDA

RUMO A USHUAIA 2013 – 42º DIA – S. S. JUJUY – AINDA

Em 23-03-2013, 42º dia de viagem, acordei mais tarde e me dirigi à oficina do Miguel, pois havia sido programada uma visita à Salina Grande, Purmamarca e Tilcuara, que levaria umas boas horas.

Passamos no posto YPF do centro da cidade, tocado pelo ACA – Automóvel Club Argentino, pegamos a Ruta 9, em direção a Purmamarca. 
 

O caminho a Purmamarca é digno de se mostrar em fotos, como as abaixo:
 
 
 

 
 
 
 
 




Assistam o vídeo existente no YouTube para melhor visualizarem esta maravilha!
http://www.youtube.com/watch?v=Rxv5IubaBH8





Passamos por lá, diretamente à Salina Grande e para isto subimos aqueles montes até uma altura de 4.157 metros acima do nível do mar. Além dos efeitos do ar rarefeito, aquelas paragens reduz a temperatura de forma geométrica, inversamente aos metros subidos. Foi preciso colocar luvas grossas e blusa sob a jaqueta de cordura, além de aquecer as manoplas da Yellow.




 
 
Estávamos na Salina Grande, com a moto no meio daquele mar de sal, fazendo fotos e apreciando a curiosa formação daquela crosta salgada, toda branca e nivelada por quilômetros, quando uma figura de um motociclista, acompanhado de outro, surgiu na beira da salina. 






Aquele cabelo todo vermelho não é coisa fácil de encontrar, mas olhando atentamente, identifiquei como o VERMEIO, amigo que conheci em 01-2012, quando seguíamos para Jujuy.  Naquela ocasião, ele estava acompanhado do Geovani e André, conforme relatado no blog daquela viagem.

 

A alegria ficou estampada tanto no meu como no rosto do Vermeio e logo estávamos nos abraçando, considerando muito curiosa aquela coincidência.  Longo papo se desenvolveu com a participação do amigo que o acompanhava como também do Miguel, que o conhecera naquela época.  Mais de hora se passou com o alegre bate papo e logo nos despedimos para seguir os rumos. 
 
 

Eles seguiriam para Salta  onde dormiriam e Foz do Iguaçú, em seguida.

Fizemos mais algumas fotos abaixo:




Voltamos para aquela serra danada de fria, mais fria ainda que quando fomos à Salina Grande.  À medida que baixamos a temperatura vai melhorando para nós e logo chegamos a Purmamarca, onde o Miguel me levou para conhecer Los Colorados.

Miguel estava com uma Suzuki 750, antiga, mas muito bem cuidada. Quando percebi, ele adentrava por uma viela e logo saía para uma trilha. Eu o segui e não foi fácil.























Miguel é um homem traquejado no enduro, enquanto eu não, de fato!  Mesmo assim, eu o segui por subidas e descidas, com valas, barrancos e estradinha estreita. As passagens mais difíceis não estão retratadas aqui, mas tudo bem.

Com uma R1150GS fica tudo mais fácil, bastando controla-la, contudo, para um “inexperiente endurista”, não foi muito simples.  Consegui concluir meu batismo sem quedas ou sustos.

Depois fomos a Tilcuara, mais afastada de Purmamarca para visitar uma feira de artesanato, onde comprei uma luva de lã de llama e tomamos um café bem quente.  Saindo de lá, com a noite chegando, aceleramos, mas não contávamos com a chuva que caiu sobre nós, encharcando-nos até os ossos.

Não havia como parar naquela estrada, que não tinha acostamento e seria perigoso parar sobre a estrada para colocarmos as capas.  Sem solução, seguimos assim até a casa de Miguel, onde nos esperava um amigo dele, já assando carnes para nosso jantar. Ao todo havíamos pilotado 347km de emoção pura!

Foi o tempo de ir até a Pascana, tomar um banho bem quente, trocar de roupa e voltar para lá. Outra noite inesquecível, tanto pela comida como pelo bate papo agradável.

Passava da 01h00 quando retornei à Pascana, para dormir profundamente.

No dia seguinte, empreenderia   o retorno a Sampa via Quitilipi, para rever o amigo Adrian e Foz do Iguaçú, para conhecer o Papito e comprar 2 pneus para minha guerreira, cujos já estavam em petição de miséria.

Por hoje é só!

Nenhum comentário: