quinta-feira, 21 de março de 2013

RUMO A USHUAIA 2013 - 36º DIA - V. UNION

RUMO A USHUAIA 2013 – 36º DIA – VILLA UNION

Contrariamente aos últimos dias, o sol voltou a brilhar em Mendoza e a temperatura ficou amena, mesmo sem calor.

A rotina de recolocar as maletas na moto, amarrar o pneu e o galão de combustível foi concluída, setei o GPS para a cidade de San Juan  e, despedindo-me da recepcionista que me abriu o portão, deixei aquele hostel muito legal, em Mendoza. Eram 09h30 de 17-03-2013.

Com GPS a coisa sempre fica mais fácil e rapidinho estava na Ruta 40 em direção a San Juan, San José de Jachal, Huaco e Villa Union, como objetivos de hoje.

Mesmo a moto tendo escape de óleo pela bengala direita e o pneu traseiro já bem desgastado, ela comportou-se muito bem, até porque não ultrapassei a velocidade 120 km-h, por segurança.

Curiosamente, deixei de abastecer em Mendoza, esperando abastecer na estrada, calculando que teria combustível para chegar a San Juan, mesmo atingindo a reserva.  Tendo San Rafael como início e com meio tanque, aos 333 km (desde San Rafael) a moto abriu reserva. Faltavam uns 95 km para chegarmos a San Juan e toquei o barco, até porque não havia previsão de postos no meu GPS, a não ser um posto sem bandeira em Sarmiento, distante uns 40 km dali.

Sendo domingo, o movimento na estrada era pequeno e, embora o piso asfáltico estivesse muito áspero, pilotei numa nice!

Chegando a Sarmiento, percebi que o posto tinha bandeira ESSO e decidi completar o tanque aos 65.945 km, ou seja, cerca de 55 km depois da abertura reserva.  Enchi o tanque com 18,96 litros, tendo ainda no tanque 3 litros. Preciso mesmo calibrar o sensor de tanque.

Estava em San Juan às 11h30, 2 horas depois de sair de Mendoza, tendo rodado 429 km desde San Rafael, setei o GPS para San José de Jachal, mantendo-me na ruta 40, um pouco mais longa que sua alternativa, todavia com muito mais atrações, segundo o Miguel – Jujuy.  Dei uma pequena volta naquela pequena cidade de San Juan, típica do interior, num domingo onde as pessoas se deslocavam para a missa ou saindo da mesma. Não vi atrativos a não ser a quantidade de árvores e ruas bem planejadas, como de resto quase todas as cidades de planície argentinas.

Realmente, o relevo visto na Ruta 40, naquela região, nos leva a pensar numa paisagem lunar ou marciana, com longas planícies terminando em montanhas multicoloridas de aspecto sedimentar em franco processo de erosão, há milhões de anos. Algumas fotos mostrarão melhor o que digito.





 

Cheguei em Jachal às 13h30, com 66.165 km, abastecendo num posto ACA – Automóvel Club Argentino, onde bebi um suquinho em caixa.  O dia continuava muito bom, com céu azul e poucas nuvens.





 

Antes e depois de Jachal, a Ruta 40 tem bom piso, todavia, por cortar áreas de degelo, com formação de rios sazonais, ela contém muitos rebaixos para a passagem das águas. Tudo normal, entretanto, em alguns rebaixos encontrei ripio, em outros água corrente, mas que exigiram cautela para não ser pego de surpresa.

Setei o GPS para Villa Union, passando por uma região conhecida como HUACO, ainda pela Ruta 40.

Desta vez, não tenho dúvida que a recomendação do Miguel foi excepcional. Toda aquela região é formada pelas mesmas paisagens áridas, montanhas multicoloridas e em processo de decomposição, só que muito mais perto, aliás, ao lado de quem pilota a moto.

Em vários trechos, aquela estrada, que recorta as montanhas, reduz sua largura até 3,80m devido colapso da pista lado esquerdo (precipício) ou direito, paredão que desmorona. Os riscos pela desatenção são muitos, mas a emoção é muito gratificante.  Como não colei a câmera Go Pro do Ruizão, com receio de perde-la, consegui fazer um vídeo levando-a na mão, para demonstrar o que digito.  Claro, precisarei editá-lo pois ficou muito enroscado.















 

Às 16h10, cheguei em Villa Union, com 66.316km, abastecendo com 7,4 litros, 747 km depois de San Rafael. Foi um dos poucos postos YPF que não aceitaram cartão de crédito.

Segui para o mesmo hotel onde fiquei no ano passado (Hotel Palermo), encontrando-o fechado, ou seja sem ninguém na recepção e com portas fechadas.  O hotel  estava com atividades paralisadas devido a SIESTA, isto mesmo, aquele pessoal fecha tudo para a SIESTA!!!  Esperei até 17h15 e, sem saco para esperar mais, fui até o Centro de Informações Turísticas conseguindo algumas indicações de hospedagem.

Cheguei até a Hospedaria Villa Union, sendo atendido pelo proprietário que me mostrou um quarto legal, onde estou digitando. Tem ar condicionado, frigobar, cama de casal e é amplo, com exceção do espaço para banho, muito apertado. Penso como seria algum amigo gordinho que tenho tomar banho numa área como esta.  De resto, tudo bem!


 
Estava sedento, em dúvida se beberia água ou uma cervejinha...

Depois do banho, saí de bermuda e camiseta (Que diferença a temperatura de La Rioja com as demais províncias ao sul!!!), procurando um bar ou lanchonete.  Encontrei um pequeno supermercado, fazendo lanche de salame e queijo, levando uma cerveja Quilmes litro para a praça, onde fiz meu piquenique.

 
Retornei ao hotel e apaguei na minha siesta diferente, acordando quase às 23h00!

Aproveitei para ver o vídeo que havia feito na região do Rio Huaco, confirmando que depois de uma boa edição, ficará legal!  As fotos também ficaram bem realistas com o que digito aqui.

São 23h55 e estou terminando a edição do blog de hoje.  Não há internet na cidade, segundo o proprietário da hospedagem, devido queda de antena na região (???).  Assim, somente em Patquia ou Tucuman conseguirei inserir no blog.

Amanhã sairei de Villa Union para visitar o Cânion de Talampaya e o Valle de La Luna, seguindo direto para Patquia, onde pernoitarei. Depois, em Tucumán, visitarei meu querido amigo e “motoviajero” German e sua família.

Por hoje é só.  Fiquem com Deus!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: